
O que são IST?
As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são infecções causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos que se transmitem principalmente por meio do contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa infectada. Algumas IST podem não apresentar sinais ou sintomas, mas se não forem diagnosticadas e tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte.
Quais são as principais IST?
Existem diversos tipos de IST, mas os exemplos mais conhecidos são: herpes genital, cancro mole, hpv, doença inflamatória pélvica, donovanose, gonorreia, clamídia, linfogranuloma venéreo, sífilis, infecção pelo htlv, tricomoníase, hepatites virais b e c e infecção pelo HIV.

Como se manifestam as IST?
As IST podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua). O corpo deve ser observado durante a higiene pessoal, o que pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial.
Como se faz o diagnóstico das IST?
O diagnóstico das IST é feito por meio da avaliação clínica dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e da realização de exames laboratoriais específicos para cada tipo de infecção. Sempre que se perceber algum sinal ou algum sintoma de IST, deve-se procurar um urologista e realizar os exames necessários. E, quando indicado, avisar a parceria sexual.
Quais são os diagnósticos diferenciais das IST?
Os diagnósticos diferenciais das IST são outras condições que podem causar sinais e sintomas semelhantes aos das IST, mas que têm outras causas e tratamentos. Por exemplo, algumas feridas genitais podem ser causadas por traumas ou alergias; alguns corrimentos podem ser decorrentes de alterações hormonais ou higiene inadequada; algumas verrugas podem ser benignas ou malignas; algumas lesões de pele podem ser dermatites ou câncer.
Qual é a importância de se procurar um médico em caso de suspeita de IST?
A importância de se procurar um médico em caso de suspeita de IST é evitar as complicações que as IST podem causar se não forem tratadas adequadamente. Algumas complicações possíveis são: infertilidade, gravidez ectópica, aborto espontâneo, parto prematuro, transmissão vertical (da mãe para o bebê), câncer genital ou anal, doença inflamatória crônica, aumento do risco de contrair outras IST (incluindo o HIV), doenças neurológicas e cardiovasculares.
Como se previnem as IST?
A prevenção das IST é feita por meio do uso correto e consistente da camisinha masculina em todas as relações sexuais (oral, vaginal e anal e do tratamento adequado em caso de diagnóstico positivo. Além disso, existem vacinas disponíveis para prevenir algumas IST específicas, como o hpv e as hepatites virais b e c.
